Redução de custos de frete

Os preços de transporte influenciam a cadeia de logística, o que acaba influenciando também nossa economia. Graças aos aumentos dos combustíveis, é essencial que as operadoras de logística reestruturem suas estratégias para preservar os custos de frete em um valor acessível.

Para isso é importante um planejamento eficaz. Neste artigo vamos falar de algumas medidas que auxiliam empresas a diminuírem seus custos de frete. 

Utilize formas intermodais de transporte

Por vezes o transporte aéreo é fundamental, mas sempre que puder não dispense o transporte hidroviário. Muitas vezes é possível dividir o trajeto entre os dois meios de transporte. Com isso é possível uma grande redução de custos.

Evite o transporte aéreo

Quanto ao transporte internacional, optar pelo transporte aéreo em vez da navegação pode aumentar os gastos da empresa. O frete por navio pode ser 75% mais barato que o aéreo e, mesmo que seja mais demorado, tem um nível de segurança elevado.

Estrutura logística com localização estratégica

Ter o armazém logístico com boa localização é uma vantagem nos custos de um negócio. Uma opção em uma local de acesso não privilegiada pode apresentar um preço atrativo, mas essa posição pode trazer custos definitivos mais altos atrelados aos gastos na rotina de transporte, como por exemplo maior consumo de combustível e mais gastos de manutenção.

Negocie o agendamento de entregas

Empresas que fazem entregas LTL (Less than truckload), com cargas inferiores à total capacidade dos veículos, geralmente gastam entre 10 e 30% mais. Se possível negocie entregas com clientes que fazem encomendas constantes, isso pode reduzir gastos, diminuindo o número de trajetos.

Planejamento e análise

É fundamental que toda empresa consulte especialistas em logística para o planejamento do transporte ou análise dos padrões de entrega. Isso não é um gato, mas sim um investimento, que pode se tornar uma economia de gastos com o levantamento de detalhes que geram lucros maiores.

Categories : Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *